terça-feira, 12 de outubro de 2010

RUMOS

A chama da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro percorreu Estados, cidades e escolas públicas de todo o país. Os números impressionam, já que nesta segunda edição estima-se a participação de quase 7,2 milhões de estudantes, em 5488 municípios que aderiram ao programa. O trabalho com criação de textos em sala de aula foi realizado por 141.468 professores em 60.123 escolas de todas as regiões do Brasil.

No total foram 239.458 inscrições nas quatro categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião. O número de inscrições é maior que o número de professores, pois muitos deles estão trabalhando com mais de um gênero em turmas diferentes. Veja o número de inscrições em cada gênero:
Categoria

Número de Inscrições
Poema 101.447

Memórias
Literárias
58.697
Crônica 27.425

Artigo de
Opinião
51.889



Ao longo do primeiro semestre foram inúmeras as atividades realizadas nas escolas. Mas antes das atividades em sala de aula, aconteceram ações de formação para educadores e técnicos de secretarias de Educação de todos os Estados brasileiros. Inscrições feitas, a coleção de publicações e de outros materiais pedagógicos da Olimpíada seguiram para as escolas, onde professores começaram o trabalho com as oficinas. No começo do segundo semestre foram realizadas as seleções de textos nas escolas e até setembro cada cidade participante escolheu os seus vencedores.

As Comissões Julgadoras Estaduas já começaram

Em outubro ocorre a etapa estadual do programa. Foram avaliados cerca de 17.700 textos, resultado de um esforço coordenado e do trabalho de 194 avaliadores. De acordo com Sonia Madi, coordenadora pedagógica da Olimpíada, a análise dos textos terminou dentro do prazo estipulado graças à inovação desta edição, quando foi introduzida a avaliação online: “Todos os textos foram digitalizados e encaminhados para avaliadores em todo o Brasil. Esse recurso também permitiu mobilizar mais avaliadores, uma vez que estes podem fazer leitura e atribuição de notas nos computadores de suas próprias casas”, ela afirmou.

Até o dia 17 deste mês cada Estado escolherá os seus semifinalistas para as oficinas nacionais. Os coordenadores estaduais, com apoio de representantes da Undime e do Cenpec, serão os responsáveis pela organização das Comissões Julgadoras Estaduais. As comissões do Amazonas, Amapá, Bahia, Pernambuco, Piauí, Goiás e Paraná já fizeram a seleção dos textos nas quatro categorias. Até 8 de outubro será a vez das comissões de Roraima, Mato Grosso do Sul, Acre, Espírito Santo, Rondônia, Tocantins, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E entre os dias 13 e 16, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Pará concluem as suas seleções. É desta etapa que sairão os 500 alunos semifinalistas. Os estudantes viajarão para as oficinas regionais em uma das seguintes capitais: Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte ou São Paulo.

0 comentários: