quarta-feira, 16 de junho de 2010

Profissão

Bianca de Almeida (1° G)
Entrei em um ônibus e me sentei na frente de duas meninas, aparentemente tinham entre quinze e dezessete anos. Elas conversavam sobre profissões. Uma delas perguntou:
- Tá, mas que faculdade você vai fazer?
-Ah, estou pensando em fazer psicologia.
-Afe, Deus me livre, não sei cuidar dos meus problemas, imagina os dos outros.
- Mas você é você, eu sei ajudar as pessoas, eu adoro ajudar os outros e eu sou ótima em resolver problemas. Sabe, eu acho que eu fui feita para ser psicóloga. Você vai fazer o que?
- Nem sei, estou na maior dúvida.
- Normal, descobrir que profissão seguir é muito difícil, escolher o que fazer para o resto da vida.
-É mesmo, olha o nosso ponto, vamos descer.
-Vamos.
Fiquei com essa conversa na minha cabeça por muito tempo, até escrevê-la em um papel. Ela é muito boa para refletir. Que profissão você vai seguir? O que você vai fazer do resto da sua vida?

<<<<<<<<<<<<<<
Podemos aprender muito com essa crônica da Bianca. Mesmo com o tom da informalidade do texto, este faz-nos refletir, pensar. A primeira personagem não só está decidida a ser psicóloga como suas ações de apoio e incentivo a colega mostra ter escolhido a profissão certa. Gostei ainda do final e esse dialogo com o leitor. Parabéns.

0 comentários: