segunda-feira, 17 de maio de 2010

O ponto de parada


por João Pedro Gomes - 1ºF


No ônibus, duas mulheres conversam. Conversa vai, conversa vem. De repente, a senhara nem percebe que seu ponto de parada já havia passado.

Ela fala para o motorista:

_Você pode parar aqui?

_Não minha senhora, devo parar só no próximo ponto.

_Mas... eu irei me atrasar para o trabalho.

_como minha senhora, se isso já é rotina!

E o motorista só parou no próximo ponto.

_Bom, como pode isto ser rotina, se o motorista nem avisa que o ponto já havia passado? Agora vou para o serviço, ouvir o meu chefe de novo brigar porque cheguei atrasada. Mas e agora? O que eu invento desta vez!!!


João, nos adoramos a sua crônica! Até lemos em voz alta na sala dos professores.

A todos lembramos o quanto a pontuação é importante para um texto. Com ela podemos dar ritmo ao texto. Deixar as informações claras e precisa. Uma dica importante para quem tem dificuldade com pontuação é após escrita fazer uma leitura, de preferência em voz alta. Fiquem atentos as diferentes pausas. A vírgula, aquela que possui uma inúmera possibilidade de atuação, deve ser muito bem usada. Não é somente uma pausa para respirar e terminar a frase. Ela serve para separar elementos, idéias, separar expressões explicativas (exemplo: isto é, aliás...). Veja a seguir alguns exemplos do emprego da vírgula: “Ela ganhou uma motocicleta, mas não tem dinheiro para o combustível.”, “Cobram muitos impostos, poucas obras são feitas.”, “A Amazônia, pulmão mundial, está sendo devastada.” ou “Com a pá, retirou a sujeira.


0 comentários: