segunda-feira, 17 de maio de 2010

Profissão Perigo

Por Raquel dos Santos Pereira – 1ºG

Um dia minha mãe me pergunta: _O que você vai querer ser no futuro?
Respondi que iria ser bombeira. Tinha me apaixonado pela carreira de bombeira.
_Mas é muito perigosa essa profissão! Você tem certeza disso? Pergunta minha mãe. _Tenho certeza absoluta! Respondi cheia de certeza.
Conforme fui crescendo o assunto nos domingos era um transtorno.
_Vou fazer medicina. Falava minha irmã e minha mãe se orgulhava.
Eu falava: _Quero ser bombeira.
_Já te falei é perigos de mais.
Mas assim cresci e segui essa carreira. Minha mãe também se orgulha de mim e nunca desisti de meus sonhos. Porque se você luta, você consegue. Nada é impossível e qualquer escolha é perigosa quando não se adora.

Gostamos muito desse texto, mas com algumas linhas a mais poderia ficar muito melhor. Quando contamos uma história, lembre-se, o leitor está conhecendo essa história naquele momento, por isso responder algumas perguntas que podem até parecer obvias ajudam a deixar o texto mais rico. No caso deste texto, veja algumas perguntas cuja respostas ajudariam a enriquecer o texto: “Bombeira, por quê eu queria ser bombeira?”; “Certeza, estava eu realmente segura sendo uma criança? De onde vinha essa segurança?”; “Por que minha irmã queria fazer medicina? Por quê ela gosta de roupas brancas? Ou por que ela quer ganhar dinheiro, salvar vidas, casar com um médico?” . Deixe o leitor conhecer os personagens tão bem quanto você os conhece.

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei que ficou muito boa, entrtanto poderia mostra mais o sentimento de dúvida, e como veio a segurança, para ela seguir mesmo essa profissão.
Beatriz S. 1º G

Anônimo disse...

Gostei da crônica,o tema e a idéia estão bons, mas podia ter desfrutado e interagido mais no assunto!

Anônimo disse...

eu achei que ficou muito bo, mas acho que deveria ter mais complicação.